ARUBAITO

O QUE É UM "ARUBAITO"?

Arubaito (do alemão arbeit, trabalho) é a única forma de renda permitida por lei para estudantes estrangeiros no Japão. Durante o período de aulas os estudantes têm permissão de trabalhar até 28 horas por semana. O arubaito se torna, portanto, um trabalho de meio período.

A Nippon Academy possui um escritório com professores responsáveis por auxiliar os alunos a encontrar trabalho. É possível receber ajuda na preparação de currículos, agendamento de entrevistas e até mesmo com algumas dicas de etiqueta para um primeiro contato com o contratante.

Os tipos de trabalho disponíveis vão depender integralmente das habilidades linguísticas de cada aluno. Aqueles que ainda não possuem um bom domínio da língua japonesa inicialmente conseguem trabalhar na linha de produção de fábricas. Após desenvolverem as habilidades de comunicação necessárias, é possível trabalhar em lojas de conveniência ou restaurantes, por exemplo. É possível até mesmo encontrar ofertas de trabalho na própria área de atuação do estudante, desde que este já possua conhecimento mais avançado no idioma

INFORMAÇÕES

A Nippon Academy incentiva fortemente os alunos a fazerem arubaito, não somente pela questão financeira, mas também para poderem colocar em prática a língua japonesa aprendida em sala de aula. Durante o trabalho será possível interagir com nativos e outros estrangeiros. Praticamente todos os alunos fazem arubaito.

Os dias e horários de trabalho variam de acordo com cada empresa. O aluno pode ser contratado para, por exemplo, trabalhar somente durante os dias úteis, durante a noite/madrugada, ou mesmo apenas nos fins de semana. Cabe ao aluno decidir qual o tipo de trabalho que mais combina com o seu estilo de vida. O salário daqueles que começarem em fábricas ou lojas de conveniência fica em torno de ¥830 e ¥1250 por hora.

O máximo de horas de trabalho permitidas por lei é de 28 horas semanais durante o período de aulas, sendo que durante as férias é permitido trabalhar até 40 horas por semana. É expressamente proibido trabalhar além das horas permitidas. Por isso, organize-se.

EXEMPLOS

HELLEN

Aluna do NILA da turma de Novembro/2020. Atualmente faz arubaito na fábrica da Urawa. Lá ela trabalha ao lado de pessoas de várias nacionalidades.

PRISCILA

Aluna do NILA da turma de Novembro/2020. Atualmente faz arubaito como cuidadora de idosos, uma das áreas mais requisitadas no Japão atual.

Polo São Paulo – Em Breve
Polo Maringá – Em Breve

Email: contato@nippon-academy.ac.jp

Caso queira a resposta por whatsapp, deixe o seu contato.
Escolha pelo menos uma opção.
Até 3 dias úteis para resposta. Verifique a caixa de SPAM.